top of page

Salão de Festas das Bruxas de Itaguaçu


Olá !

Para inaugurar o blog do site 'O que vi por aí' vou falar sobre uma lenda de Floripa, a Ilha da Magia.

Na parte continental de Florianópolis-SC, no bairro de Itaguaçu, tem um conjunto de pedras sobre o mar que formam um visual bonito em conjunto.

Mas... "diz a lenda que as bruxas da região queriam fazer uma linda festa aos moldes da alta sociedade. O local para o encontro festeiro seria a praia do Itaguaçu, emFlorianópolis, o mais belo cenário da terra.

Todos seriam convidados, os lobisomens, os vampiros e as mulas-sem-cabeça. Os mitos indígenas também compareceram, entre eles estavam os curupiras, os caiporas, os boitatás, e muitos outros.

Em assembléia, as bruxas decidiram não convidar o diabo pela razão de seu imenso fedor de enxofre e pelas atitudes antisociais, pois ele exige que todas as bruxas lhe beijem o rabo como forma de firmar seu poder debochadamente absoluto.

A orgia se desenrolava, quando surge de surpresa o diabo que entre raios e trovões, raivosamente irritado pela atitude marginalizante das bruxas, as castiga, transformando-as em pedras grandes, que até hoje flutuam nas águas do mar verde e azul da praia do Itaguaçu.

Daí o nome do lugar na língua indígena:

ITA = Pedra + GUAÇU = Grande"

Gelci Coelho, o Peninha, escreveu esta lenda baseada nas histórias de Franklin Cascaes.

Em uma das pedras do dito salão tem uma placa de metal com a história contada acima.

O fato é que trata-se de um local muito bonito para um passeio, localizado próximo a via gastronômica do Bairro Coqueiros.

Quando estive lá ainda fui premiado com um belo arco-íris que embelezou ainda mais o local.

Até o próximo !

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page